segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Amor = cérebro



Amor é fogo que arde... Não, não irei falar sobre “esse” amor (sentimento), então se desiluda, vou ser mais realista e menos sentimental. O que é o amor? Desde pequenos somos criados pensando nos “sentimentos que vem do coração” nunca acreditei nisso, sou realista demais, pra mim o único responsável é o cérebro. O que acontece no nosso cérebro que nos faz ter a necessidade de amar? Deve ter uma explicação lógica pra isso, comparei o amor então com uma droga que se é exposto desde o momento de sua concepção (nem sempre) e que se torna impossível de se abster, pensei comigo se o amor libera no cérebro substancias como, serotonina( o chocolate libera isso :D), dopamina e outras “inas”, li textos que falavam sobre o amor, vários tipos de amor e blá blá blá, alguns pra mim não passavam de palavras soltas, frases que davam a volta nelas mesmas não chegando a lugar nenhum, outros pareciam tão complexos e simples ao mesmo tempo, se é que isso é possível, desisti de achar a resposta na literatura, filosofia e historia decidir recorrer a ciência, o que deveria ter feito muito antes, me pouparia tempo, e  me deparei com a  neurociência que diz que o amor libera no cérebro a  norepinefrina que nos excita (e acelera os batimentos cardíacos), a serotonina que nos descontrola, e a dopamina, que nos faz sentir felizes. (ahá eu estava certa!) o amor age exatamente como uma droga, nas áreas do cérebro responsáveis pelo prazer, nos tornando assim viciados. Podemos escolher entre usar ou não uma droga (e não use), mas não temos escolha sobre o amor, amar é tão inconsciente quanto sentir sede ou fome, parece que o amor é trazido pelo vento como se fosse uma nevoa invisível que se dissipa sobre os seres vivos nos contaminando e nos deixando viciados com uma necessidade de amar. Confesso que não gostei do modo que a ciência trata o amor, como sendo apenas reações entre neurotransmissores, o torna tão vazio e menos mágico. Mas não descobri por que o amor acontece, o que ele realmente é, onde surgiu ou por que amamos aquele certo alguém. Talvez eu tenha procurado no lugar errado, talvez tenha respostas naquelas palavras soltas ou frases que eu achei sem sentido, ou quem sabe apenas nós sejamos os responsáveis por criar o amor nos nossos pensamentos porque nos faz sentir bem. Talvez a resposta esteja no coração que desprezei no inicio julgando incapaz de ser responsável por algum sentimento, afinal é ele que dói quando ferimos nossos sentimentos.Talvez o amor seja uma droga que Deus jogou no mundo para torná-lo melhor.

4 comentários:

  1. Eu nunca tinha lido algo sobre esse sentimento dessa forma, gostei! Pra mim é uma nova teoria, e confesso que não entendo a medicina, ou a ciência tão bem, talvez por isso tu chegaste mais perto de entender o amor, sendo que a gente também não entende ele hehe.

    ResponderExcluir
  2. Mila a ciência trata o amor assim mesmo, porque é algo que o corpo sente e a passa ao cerébro certas reações e sensações. Mas mesmo assim acredito no amor entre as pessoas, amigos, animais, afeto, essas coisas.
    Temos que reconhecer que são dados cientificos, mas o amor existe e está entre nós...
    Gostei. Continue escrevendo estou adorando ler... beijos

    ResponderExcluir
  3. Notei que tu me segue, e nem nos apresentamos. Falar sobre amor é um pouco ousado, pois apesar de ser um sentimento universal e essencial, é interpretado de diferentes formas por cada um de nós. Acredito que toda e qualquer forma de amar, é fazer bem a alguém, mas as vezes nós mesmos acabamos exagerando e criando grandes expectativas em relação ao próximo, e isso é prejudicial, o amor é um sentimento como qualquer outro, individual e singular, e nós não deveríamos esperar nada em troca ao senti-lo. E acho que é por isso que muitos acabam se desiludindo e achando que o amor é algo ruim, e maléfico, quando na verdade é o exato oposto, ou pelo menos deveria ser.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. oi Bruna,concordo o amor é um sentimento essescial, quando o comparo com uma droga não quero dizer que ele é ruim mas sim q libera neurotransmissores no cerebro como se fosse uma dando prazer e vicia, e Remédios tbm são drogas (tanto q farmarcias são chamadas de drogarias) e remédios dependendo da dose fazem bem ou mal.

    ResponderExcluir